Circuito de luz
CURSO DE ELETROTÉCNICA-MÓDULO III
DISCIPLINA
ELETRÔNICA ANALÓGICA II
RELATÓRIO DE MONTAGEM
CIRCUITO DIMMER COM LUZ
PROFs. VANDERLEI e LÉO
Eletroaldo
2013
CIRCUITO DE DIMMER COM LUZ, UTILIZANDO DIAC, TRIAC
OBJETIVO
Foi proposto a montagem do circuito com Dimmer para o controle de iluminação, que com os valores do resistor (10kΩ), capacitor (220nf), potenciômetro (100kΩ/250V),DIAC, TRIAC,lâmpada incandescente e com fonte de alimentação 127V, para que pudéssemos controlar a potência da carga e o entendimento do funcionamento do mesmo.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO: FUNÇÃO
Para passar do estado de bloqueio para o estado de condução, é preciso ultrapassar a tensão de ruptura (VR), rompendo assim, a junção polarizada inversamente, podendo a corrente fluir em ambos os sentidos. Para voltar ao estado de bloqueio, basta remover a tensão por alguns instantes. Para interromper a condução de um DIAC, reduz-se a corrente para um valor abaixo do valor de manutenção, especifico do componente. A função de um DIAC que é um comutador de onda completa ou bidirecional é disparar nos dois sentidos e ambas as polaridades. DIAC significa (diode AC switch – diodo comutador AC). O DIAC é usado normalmente para ativar um TRIAC ou um Tiristor. É composto por três camadas (PNP), a sua construção assemelha-se a de um transístor bipolar, porém difere na dopagem do cristal N. O circuito equivalente de um DIAC é um par de díodos de quatro camadas em paralelo. O DIAC é colocado tipicamente em série com a porta (GATE) de um TRIAC.Os DIACS são usados frequentemente em conjunto com TRIAC porque estes dispositivos não disparam simetricamente em consequência das ligeiras diferenças entre as duas partes do dispositivo.
APLICAÇÃO
O eficiente controle da velocidade de uma ferramenta ou eletrodoméstico motorizado pode ser feito com o uso de um bom dimmer. Os motores elétricos, lâmpada incandescente, estufa, secador de cabelos, etc,