automaçao
Um novo campo de trabalho é aberto para os profissionais com conhecimento de eletrônica: a automação doméstica. A enorme quantidade de equipamentos sofisticados que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas quando instalados em suas residências exige profissionais familiarizados com novas tecnologias. O leitor pode vir a ser um desses profissionais ou mesmo beneficiar-se dessas novas tecnologias se seu negócio é a eletrônica.
Até bem pouco tempo o ponto alto da automação era dirigido totalmente à industria. No entanto, com o desenvolvimento de novas tecnologias sofisticadas que se tornam acessíveis ao mercado de consumo, a automação invade um novo ambiente: as residências.
Uma quantidade enorme de equipamentos que vão desde os mais simples aos mais sofisticados podem ser instalados nas nossas casas, controlando operações do dia a dia que passam a ser automatizadas.
No entanto, instalar tais equipamentos exige conhecimento de eletrônica e isso significa uma boa oportunidade de trabalho para os especialistas em eletrônica.
Neste artigo trataremos de alguns aspectos da automação residencial falando de alguns circuitos que podem ser vendidos, instalados ou cuja manutenção pode trazer ao técnico uma boa renda.
A AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL
Quando falamos em automação residencial nos referimos a todo e qualquer circuito eletrônico que pode fazer sozinho algum tipo de operação que antes exigia a intervenção humana.
Acender automaticamente uma luz quando escurece, fechar uma janela quando começa a chover, acionar um eletrodoméstico quando o usuário entra na sala, chamar o dono da casa em um telefone programado quando um intruso invadir uma propriedade, abrir e fechar uma porta de garagem são alguns exemplos de automatismos residenciais.
A instalação de equipamentos de automação residencial exige um conhecimento técnico próprio já que envolve a utilização de sensores, circuitos sensíveis de processamento e finalmente atuadores.