empreendedorismo
Quer dizer ideias para os empresários sobre a quantidade a ser produzida e ofertada e sobre as quantidades a serem consumidas pelos consumidores, porem na vida real isso não acontece.
2 - Por que os aumentos reais do salário mínimo ajudam a redistribuir a renda?
Porque gera-se uma onda de investimentos nos setores substituidores de importação, produzindo-se internamente parte do que antes importado aumentando a renda e consequentemente a demanda.
3 - Qual a relação entre a função redistributiva e o sistema tributário?
Um Sistema Tributário é basicamente um conjunto de tributos que tem como objetivo a captação de recursos para que um Estado possa custear as suas atividades, assim como os seus gastos com educação, saúde, segurança, saneamento, moradia e diversos outros. Esta é a função fiscal dos tributos.
4 - Porque as políticas distributivas são geralmente polêmicas? Cite um exemplo.
Há de uma maneira geral na teoria econômica a ideia de que os mecanismos para diminuir a desigualdade na distribuição de renda geram um desincentivo indireto ao trabalho e, portanto tendem a reduzir a renda total da sociedade a ser redistribuída no futuro. Este debate entre equidade e eficiência é o tema central na política distributiva. Deve-se notar que algumas medidas distributivas visam diminuir ou eliminar gargalos e focos de ineficiência econômica. Neste caso as políticas de combate à desigualdade de renda são mais aconselháveis. Este é o caso, por exemplo, dos chamados “programas de renda mínima” como, por exemplo, o Bolsa Família que garante um piso de consumo para famílias pobres, que acaba repercutindo no aquecimento do mercado de consumo interno e em seguida nas taxas de poupanças e investimentos de toda economia.
5 - Porque o processo político é importante para entender a economia do setor público?
As decisões econômicas em muitos casos são precedidas por escolhas políticas que