cuidados com horta
Um dos equipamentos que não pode faltar no "kit jardinagem" é a pá pequena e larga (abaixo). Ela é usada para tirar ou colocar terra e adubo no canteiro ou no terraço. Há opções de diferentes materiais, como fibra de vidro, leves e fáceis de limpar, e de alumínio, que no caso da linha da Bellota, fabricante especializada em equipamentos para jardinagem e agricultura, também tem cabo ergonômico, que facilita o manuseio durante o trabalho.
O segundo item da lista é o garfo largo, que pode ser chamado, ainda, de sacho ou cultivador. Ele serve para o preparo do solo e para a retirada das ervas daninhas que eventualmente surgem no entorno das plantas e flores. Para esta ferramenta há, novamente, opções de fibra de vidro, resistentes às intempéries, e de alumínio, também leves.
Para os trabalhos que exigem mais força, como romper superfícies, e para retirar as ervas daninhas pela raiz, o ideal é usar a enxadinha. Na foto, o modelo da Belotta apresenta a parte metálica em aço especial com revestimento antioxidante e cabo de madeira.
Quem quer cuidar bem do jardim precisa ter, ainda, um transplantador. O equipamento se assemelha à pá, mas é mais estreito e possui marcação de profundidade. Isso porque, usado para retirar a terra na hora de acomodar a planta em um solo novo, é preciso saber a altura do buraco, a fim de permitir o crescimento da raiz no ritmo de cada vegetal. Em geral, a profundidade ideal para o plantio vem indica na embalagem da semente ou da muda.
A tesoura para colheita e poda completa o "kit jardinagem" básico. Cada flor ou árvore tem seu período de poda, trabalho em que são retirados galhos e folhas mais antigos, a fim de deixar a planta usar sua energia na constituição de novas partes. Para a colheita, no caso de flores ou árvores frutíferas, a tesoura serve não só para cortar a