Pisca Pisca Controlado Por Luz
(Para Leigos)
Continuação de:
Fonte de Tensão regulada para leigos
ALUNOS
Julio
&
Guilherme
Universidade Federal de Santa Catarina
Engenharia Elétrica: 01-202A
Eletricidade Básica: EEL-7011
Introdução
O circuito que vamos mostrar é formado por uma série de componentes capazes de fazer um ou mais LEDs piscarem. Mas o principal destaque está em como ele é controlado: é possível fazer com que o circuito funcione apenas com baixa luminosidade ou mesmo ausência de luz.
Para isso, uma série de componentes entra em ação para inserir uma frequência desejada para os LEDs piscarem, e também para controlar o circuito conforme a luminosidade do ambiente.
O motivo principal da montagem desse circuito é a apresentação de novos dispositivos e de suas principais características. Mas podemos pensar em aplicações práticas para esse tipo de circuito, como o acendimento automático ao escurecer da iluminação da decoração de Natal, por exemplo. Ou outras aplicações que não envolvam necessariamente LEDs, mas outros sistemas que precisam de uma frequência de oscilação para funcionar que esse circuito é capaz de oferecer.
Materiais Utilizados
Resistor: Resistor é um dispositivo elétrico que transforma energia elétrica em energia térmica por efeito joule, e causa uma queda de tensão no circuito. Muitas vezes utilizado para limitar a corrente do circuito, para que não ocorra um curto-circuito.
Capacitor: Capacitor é um dispositivo elétrico que armazena carga elétrica. Diferentemente de pilhas, que armazenam componentes químicos que reagem e produzem uma diferença de potencial, ele armazena A CARGA ELÉTRICA, através de dois condutores elétricos próximos, mas separados por material isolante, e uma diferença de potencial entre os dois condutores.
Osciloscópio: Osciloscópio é um receptor de sinais, que são projetados em sua tela para análise de seus dados, como amplitude,