Potenciometro
O Potenciômetro é um componente eletrônico usada para variar a resistência, pode-se defini-lo com um tipo especial de Resistor. Ou seja, ele é uma resistência elétrica variável (resistor variável). Pode ser utilizando para medir posição, direção, corrente, tensão, etc. O Potenciômetro também serve para ajustar os valores de tensão e corrente de um circuito e dessa forma controlar o valor de entrada, amplificação ou atenuação. As duas principais características a serem levadas em conta, é o fato de ele ter baixo poder de dissipação de calor, limitando o seu uso apenas para controlar sinais de baixa intensidade, e o fato dele ter o material resistivo depositado de forma linear ou logarítmica.
Como dá para perceber, o potenciômetro é um resistor que pode variar a sua resistência, à medida que o cursor central é deslocado por cima do material resistivo, e o que muda é a forma como este material é depositado, fazendo a variação de a resistência ser linear, ter uma variação constante, ou ser logarítmica. Uma forma de variação onde os valores mudam de forma escalar.
Na prática, o potenciômetro logarítmico é usado em controles de potência sonora, volume de aparelhos de som, devido ao funcionamento do ouvido humano não conseguir perceber bem a variação de intensidade sonora.
* Funcionamento O potenciômetro é uma resistência que pode ser ajusta por intermédio de um cursor, o qual está em contato com uma resistência ligada a dois terminais. O cursor ou contato móvel tem sua saída ligada do Terminal Cursor. O Contato móvel do Potenciômetro se desloca do valor zero (ou resistência mínima) ao valor máximo (resistência máxima)
Simbologia
*