potencial de água nos vegetais
A - Potencial químico de uma substância
Para um melhor entendimento das relações hídricas nos vegetais, torna-se importante, o conhecimento do denominado potencial químico de um sistema qualquer. O potencial químico de uma substância expressa a energia livre por mol (peso em gramas correspondente ao peso molecular da substância).
B - O potencial de água (ou hídrico)
Sistema água-solo-planta-atmosfera é baseado em uma relação de energia potencial. A água possui capacidade de realizar um trabalho. É conhecido da física, que, em temperaturas acima de –273 °C (0 grau Kelvin) todos os componentes da matéria estão em movimento (energia cinética), ao acaso, movimentando-se em linha reta e em todas as direções, e ocasionalmente colidindo entre si.
POTENCIAL DE ÁGUA NOS VEGETAIS
B - O potencial de água (ou hídrico)
Existindo em uma região concentração de moléculas, haverá acúmulo de energia e conseqüentemente, haverá transferência de moléculas da região de maior acúmulo de energia (alta energia potencial) para a de menor (baixa energia potencial).
A energia potencial em um sistema aquoso é expressa através da comparação com a energia potencial da água pura. Nos vegetais e no solo, existe água e solutos misturados, fisicamente constrangidos por forças (atração polar, pressão, gravidade), e, portanto, a energia potencial é menor do que a da água pura. POTENCIAL DE ÁGUA NOS VEGETAIS
B - O potencial de água (ou hídrico)
A energia potencial da água, nos vegetais, e no solo, é denominada
POTENCIAL DE ÁGUA (ou HÍDRICO), utilizando-se a simbologia Ψ (psi).
Entende-se, portanto, que o potencial de água nesses sistemas vem a ser a diferença existente entre o potencial químico da água no sistema (ou solução) e o potencial químico da água pura, sob as mesmas condições padrões.
Ψw=Uw–Uw*
Vw
Uw = potencial químico de uma sustância
Uw = potencial hídrico da água (padrão)
Vw = volume ocupado por 1 Mol de