Possíveis Soluções Para Um Problema Identificado Na Física Do Ensino Médio
Desenvolvimento:
O ensino de física, embora esteja passando por transformações desde a década de sessenta, quando se iniciaram as primeiras pesquisas acerca do assunto no Brasil ainda apresenta diversos problemas e pontos a serem melhorados. Atualmente existem iniciativas bastante diversificadas, como “ciência, tecnologia e sociedade (CTS)”, “física contemporânea” e “história e filosofia da ciência”. Todavia, mesmo com os significativos progressos da área, ainda há uma grande discrepância entre as resoluções encontradas e a epistemologia empregada no ambiente escolar.
Um empecilho comumente abordado, no que diz respeito ao ensino de física, e é forma maçante e monótona com que a disciplina é abordada. Como o ensino de física se baseia quase que totalmente em livros didáticos e apostilas que apresentam resumos e versões simplificadas das teorias físicas, isso acaba limitando o ensino da disciplina a uma mera aplicação de fórmulas cujo significado para os estudantes é ínfimo. Tais manuais fornecem inúmeros exercícios que preenchem quase todo o tempo das aulas, e são considerados por muitos estudantes um treino para as provas, aonde com grande frequência algoritmos e mecanismos de solução são meramente reproduzidos, sem que tais atos tenham sido efetivamente compreendidos pelos alunos.
Nesse contexto, a desatualização curricular e baixa qualificação acadêmica dos professores, abordagem limitada, extremamente formalista e a falta de estímulo aos estudantes são fatores