Trabalho infantil
DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA Flavia Rezende Arilise Moraes de Almeida Lopes Jeanine Maria Egg
Laboratório de Tecnologias Cognitivas, NUTES-UFRJ
CCS, Bloco A, sala 20, Ilha do Fundão
20945-900 Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
O contexto deste estudo é o desenvolvimento de um ambiente virtual construtivista para a formação continuada de professores de Física e de Matemática do nível médio cujo objetivo é promover o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor a partir da reflexão sobre um problema autêntico da sua prática. No presente estudo, buscou-se a autenticidade dos problemas no discurso de uma amostra de professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro e do interior do Estado. A análise do discurso dos professores permitiu identificar problemas da prática pedagógica, como por exemplo: a insatisfação em relação aos métodos tradicionais de ensino e a insegurança para mudar; a dificuldade em relacionar o conteúdo aos fenômenos do cotidiano do aluno; a falta de recursos e materiais educativos; a dificuldade em desenvolver atividades de laboratório; a dificuldade em usar as Tecnologias da Informação e Comunicação; e a dificuldade em fazer a transposição das teorias de aprendizagem para a prática de sala de aula.
Palavras-chave: Formação Continuada de Professores; Problemas da Prática Pedagógica; Ensino de Física; Ensino de Matemática.
Introdução
O contexto deste estudo é o desenvolvimento de um ambiente virtual construtivista (Jonassen, 1996, Jonassen, 1998, Struchiner et al., 1998) para a formação continuada de professores de Física e de Matemática do nível médio (Rezende, 2002) denominado de InterAge1. Um ambiente de aprendizagem moldado pela perspectiva construtivista tem como premissa básica colocar o aluno no controle do processo de aprendizagem (Rezende, 2000).
Em linhas gerais, o