Curva depossibilidades
A curva de possibilidade de produção (CPP) é uma representação gráfica das escolhas que podem ser feitas no âmbito da produção, com os recursos disponíveis para uma curva de possibilidades de produção é preciso utilizar as seguintes hipóteses:
• Quantidade de recursos existentes é fixa durante o tempo de análise.
• Incluso todos os recursos de produção como, por exemplo: Terra, Trabalho e Capital, estão empregados na produção.
• Nível tecnológico não sofre alterações, ou seja, mantém se constante.
Na economia com milhares de produtos enfrentamos escolhas complexas, para analisarmos o problema de forma mais simples podemos considerar uma economia básica produzindo dois bens:
Exemplos: roupa de algodão e trigo, no caso nos esforçamos á produzir mais comida (trigo), do que roupas de algodão. Exemplos da questão com números:
Possibilidades ou Alternativas Roupas Milhões de unidades Alimentos Milhões de tonelada
A 0 20
B 1 19
C 2 17
D 3 13
E 4 8
F 5 0
Na primeira alternativa (A) somente serão alocados em toneladas de alimentos, alternativas intermediarias (B, C, D e E), os fatores de produção seriam distribuídos na produção de um e de outro bem, na ultima alternativa (F) somente seriam alocados nas roupas.
A curva A até o ponto F considere a maneira em que a economia poderia se deslocar do ponto para o outro.
Para começar a produzir roupa, plantaríamos algodão naqueles solos mais adequados como, por exemplo, no estado de São Paulo, estes solos nos dariam muito algodão com um sacrifício relativamente pequeno da comida que poderia ter sido produzida no mesmo local. Na curva de escolha seria representada por um movimento do ponto A até o ponto B; só uma unidade de comida é sacrificada para obtermos a primeira unidade de roupa. Entretanto, se decidimos produzir mais algodão, precisamos cultivar solos menos adequados para o algodão. Assim, para obtermos mais uma unidade de roupa,