Ensino de fisica no periodo noturno
1365 palavras
6 páginas
Resumo:Este art. destina-se a proporcionar uma reflexão sobre os critérios adotados pelos alunos no momento da seleção dos conteúdos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo, na disciplina de Física na escola de ensino médio. Desta forma, desenvolveu-se uma pesquisa junto a estes alunos que exercem docência nesta disciplina junto ao ensino médio no cidade de Arapiraca/AL, questionando os critérios utilizados por eles neste processo de seleção dos conteúdos. Com isso, foi possível identificar elementos que tem subsidiado este processo seletivo apontando a existência de questões que ultrapassam a epistemologia do professor e interferem na sua ação pedagógica de modo a determinarem regras próprias e direcionarem o ensino da Física na escola básica. Na busca pelo referencial teórico como forma de fundamentar esta pesquisa julgou-se ser conveniente proceder a uma revisão na literatura existente, contemplando aspectos relacionados ao processo de transposição didática, dentro da didática das ciências, ao processo ensino-aprendizagem na perspectiva sócio-interacionista e ainda, resgatar aspectos histórico referente ao ensino de Ciências, em particular de Física, enquanto disciplina integrante do processo de formação básica no sistema educacional brasileiro.
Introdução
As discussões sobre o processo ensino-aprendizagem em Física, principalmente no ensino médio, tem sido tema de várias pesquisas nestes últimos anos. A preocupação central tem estado na identificação do estudante com o objeto de estudo. Em outras palavras, a questão emergente na investigação dos pesquisadores está relacionada à busca por um real significado para o estudo dessa Ciência na educação básica – ensino médio.
Não se quer aqui dizer que ela não seja importante para o processo de formação dos estudantes, mas sim, que há uma polêmica em torno da diversidade de enfoques dados ao ensino de Física nesse nível de escolaridade.
Parece ser consenso nas pesquisas