Positivismo e educação
Atividade: Sobre positivismo e educação
“A concepção profissionalista dos cursos universitários é o principal entrave à existência de uma verdadeira formação universitária que tem a função de desenvolver a versatilidade intelectual da pessoa, de criar homens de mentalidade e sensíveis às necessidades dos outros homens de seu tempo”. (PAVIANNI, 1991)
No período da ditadura militar no Brasil (1964-1985), no 1º grau, o ensino da história foi substituído pela disciplina de Estudos sociais e foi introduzida a disciplina Educação Moral e Civica.
Esse processo leva “Há uma desvalorização da historiografia e das reflexões sobre a realidade, próprio do ensino de História surge uma História Factual voltada à ideias nacionalistas e a figura de heróis” (BARAGLIO, 2011)
Faça uma reflexão analisando a influencia do positivismo na educação a partir das informações acima.
Reflexão
Ao tratarmos das ideias positivistas, estamos nos referindo a um pensamento fundamentado na valorização do conhecimento cientifico em detrimento do teológico e metafísico.
Baseada numa visão objetiva e racional, a corrente positivista desenvolve, no âmbito educacional, a formação de um individuo repleto de conhecimento técnico e desprovido de qualquer visão crítica ou sensibilidade. Grande parte das universidades no Brasil, por exemplo, modelam seus cursos com foco em formação para o mercado de trabalho, deixando de lado o desenvolvimento intelectual como um todo e criando trabalhadores automatizados.
A época da ditadura militar no Brasil define bem esse ideal de progresso: estudos importantes são substituídos por aqueles considerados “úteis e objetivos”, causando intencionalmente uma visão patriótica nos alunos.
O ideal positivista não levou em conta que a educação, para cumprir o seu papel integralmente, necessita utilizar uma ampla gama de conhecimentos.