Posicionamento de Marca - Melissa
PROFESSORA KAORI
PROSICIONAMENTO DE MARCA
MELISSA
AMANDA ÁVILA E THAIS DRUMOND
PORTO ALEGRE
2014/2
HISTÓRIA DA MARCA
A sandália foi introduzida no mercado pela Grendene, empresa gaúcha fundada em 1971 pelos irmãos Alexandre e Pedro Grendene, que inicialmente fabricava embalagens plásticas para garrafões de vinho. A empresa resolveu investir em calçados feitos de plástico, e depois de algumas tentativas frustadas, introduziram em 1979 a sandália Melissa.
O primeiro modelo lançado foi, o até hoje clássico, Aranha, que foi inspirado nas sandálias Fisherman, usadas pelos pescadores da Riviera Francesa. O modelo acabou se revelando como uma inspiração para a criação de sapatos cheios de estilo, que, por serem feitos de plástico, tinha como principal objetivo ser uma alternativa ao comum.
A marca foi pioneira em fazer merchandising na televisão brasileira, na novela Dancing Days, quando a personagem Júlia, interpretada por Sônia Braga, apareceu usando uma sandália Melissa em seus pés.
POSICIONAMENTO
A Melissa é lançada no período em que há uma ruptura do modelo social existente e em suas fases de consolidação, tanto no mercado interno, quanto no externo, a marca busca se posicionar por meio de uma diversidade de produtos assinados por estilistas de atuação internacional, para poder agradar aos mais diversos públicos femininos.
Até o posicionamento claro de atualmente, como uma marca que agrada aos olhos de suas consumidoras e se baseia na felicidade das suas fãs, a marca passou por diversas fases de consolidações, que são essas:
1979/1981 – Lançamento do produto/marca.
Nesta primeira fase, a Melissa estava relacionada a um único produto da empresa Grendene, a Melissa Aranha. Como só havia este único modelo, as identidades da marca e do produto se mesclavam diante de seu mercado consumidor, fazendo com que se tornasse um produto/marca. Foi a partir daí, que se iniciou o processo de formação da