doencas e bacterias
ANÁLISES CLÍNICAS – TURMA M
BRUNA SIQUEIRA MENDES
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
Imperatriz
2014
BACTÉRIAS
CISTITE
Cistite é uma doença ocasionada por infecção e/ou inflamação da bexiga. É causada pela bactéria Escherichia coli. Estão expostos à cistite homens, mulheres e crianças. As mulheres são as vítimas mais frequentes em decorrência de suas características anatômicas femininas, pois o canal urinário feminino é mais curto e próximo ao ânus, onde se encontra a bactéria, sendo assim penetra com maior facilidade na vagina, atingindo a uretra e a bexiga, lugares propícios para se multiplicar. Pode ser causada também pelo atrito do pênis com a uretra durante o ato sexual.
Sintomas: vontade constante de urinar, ardência durante a micção, dores na bexiga, nas costas e no baixo-ventre, mau cheiro e sangue na urina, febre.
Diagnóstico: é feito através de exame de urina tipo I, urocultura com antibiograma.
Tratamento: da cistite é feito à base de antibióticos.
Algumas medidas podem ser tomadas para evitar a cistite, como: beber muita água, urinar com frequência, evitar roupas íntimas muito justas, intensificar os cuidados com a higiene pessoal.
GONORRÉIA
Doença infectocontagiosa que se caracteriza pela presença de abundante secreção purulenta (corrimento) pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro frequentemente é precedido por prurido (coceira) na uretra e ardência ao urinar. Em alguns casos podem ocorrer sintomas gerais, como a febre. Nas mulheres os sintomas são mais brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos).
Agente: Neisseria gonorrhoeae
Complicação: Aborto espontâneo, parto de bebê morto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto. Doenças Inflamatórias em geral.
Tratamento: O