doencas bacterias
O botulismo é causado pela bactéria Clostridium botulinum que formam esporos e são resistentes à destruição. Com o tempo e a presença de nutrientes e umidade, os esporos crescem e produzem a toxina. A toxina é altamente tóxica e resistente à destruição. . O botulismo causado por ferimentos é caracterizado por apresentar lesões que contém as toxinas e são levadas para a corrente sanguínea, causando a doença.
Sintomas do Botulismo
Os sintomas normalmente se manifestam a partir de 18 horas após a entrada da toxina no corpo. Quanto mais cedo se manifestar a doença, maior a quantidade de toxina ingerida. Os primeiros sintomas incluem boca seca, ptose palpebral, visão dupla e incapacidade de focar objetos. Além disso, as pupilas não se contraem quando exposta à luz. Alguns pacientes apresentam náusea, vômito, diarreia ou cólica. Dificuldades de fala e deglutição também são apresentadas nas pessoas que apresentam botulismo.
Transmissão do Botulismo
A doença é transmitida através de alimentos contaminados ou por feridas que contenham as toxinas causadoras da doença. Uma forma de prevenir o botulismo é aquecer os alimentos por 30 minutos, além, disso o acondicionamento dos alimentos deve ser adequado assim como o aquecimento de alimentos enlatados. Latas inchadas ou que apresentem vazamentos devem ser descartadas. Alimentos que possam estar contaminados devem ser descartados com urgência e as mãos do indivíduo que tiver contato com esses alimentos deve ser lavada imediatamente.
Tratamento do Botulismo
O tratamento da doença é realizado após o diagnóstico da doença, portanto se levantar suspeitas, procure um médico imediatamente. Durante o tratamento, serão utilizadas formas para retirar as toxinas do organismo. Lavagem gástrica, medicamentos que induzem o vômito e laxantes podem ser utilizados para o tratamento da doença. Em alguns casos, o botulismo atinge as vias respiratórias, nesse caso, o indivíduo é encaminhado para uma terapia intensiva e mantido