Estudo dirigido - TDI
2. Características físicas (cor, aroma, aparência, textura); características biológicas (tecido animal, vegetal); características químicas (composição químicas, fatores antinutricionais)
3. Biológicos causam modificações pela ação de microrganismos; químicos causam mudanças pela ação de enzimas, por cocção por adição ou retirada de ácidos dos alimentos; físicos alteram por subdivisão, união, temperatura, dissolução.
4. Para se obter uma preparação de qualidade uniforme é importante o uso de medidas padrão para o preparo da receita, respeitar o tempo e temperatura usada no preparo e ingredientes de qualidade.
5. Quando não há balança deve-se medir através de utensílios padronizados ou por medida caseira de acordo com as quantidades especificadas.
6. A farinha de trigo e demais ingredientes secos devem ser peneirados a uma distância de 10 cm do utensílio, em seguida, com ajuda de uma colher faz-se a transferência para o recipiente medidos sem acomodar, nivela com o dorso da faca e pesa.
7. Para ingredientes líquidos deve-se despejar o líquido em utensílio graduado, apoiado em superfície plana e à altura dos olhos.
8. Para ingredientes pastosos deve-se retirá-los da geladeira para medir em temperatura ambiente, com a ajuda de uma colher transferir o alimento