doenças bacterias
Essa doença apresenta grande importância econômica e é causada por bactérias patogênicas que ocorrem principalmente em animais como bovinos, suínos, mamíferos marinhos e cães, dentre outros. São conhecidas várias espécies como Brucella abortus, Brucella melitensis, Brucella suis, Brucella canis. Nos cães, causa problemas relacionados aos órgãos reprodutores, gerando aborto, esterilidade, inflamação dos testículos e epidídimo, ocasionando a interrupção da reprodução animal. E como o ser humano possui um contato muito próximo com cães, a doença pode se estabelecer no homem causando infecções.
O período de incubação da brucelose é de duas a três semanas. As pessoas que adquirem a doença têm sintomas como febre intermitente, mal-estar, perda de peso, fadiga muscular, calafrios, sudorese, dor de cabeça severa, mialgias e artralgias, podendo aparecer sintomas como dores abdominais, diarreia e vômito e, em casos graves, endocardite, meningite, osteomielite, artrite, dentre outros. Os pacientes que se recuperam da brucelose apresentam certa resistência a crises subsequentes.
O contágio ocorre mais frequentemente pela ingestão ou inalação de aerossóis provenientes de secreções, mas ocorre também por contato direto de abrasões na pele ou até mesmo das mucosas nasal, conjuntiva e genital com animais infectados e ingestão de carnes ou produtos lácteos contaminados. O diagnóstico pode ser feito por meio da análise sanguínea, isolando a bactéria ou com amostras da medula óssea.
Em bovinos, a brucelose é considerada incurável e por isso ou é feito tratamento ou então o abate dos animais soropositivos.