CORPOREIDADE E INCLUSAO
TATIANE VERONICA DE CAMARGO
CORPOREIDADE E INCLUSAO
PONTA GROSSA
2009
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
CORPOREIDADE E INCLUSAO
Produção de Aprendizagem apresentada à UTA Corporeidade e inclusao, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutora: Simeli Juliana Aumondes
Centro Associado: Ponta Grossa
PONTA GROSSA
2009
3 Introdução
Este trabalho tem o objetivo de refletir a importância histórica da inclusão. Sabemos e comprovamos com este estudo que a deficiência não passa de um problema genético e que a diferença pode ser entendida como um processo normal no nosso cotidiano. As disciplinas utilizadas para o desenvolvimento deste trabalho foram: Fundamentos para a educação especial, Metodologia de ensino da Educação Física, além de pesquisas efetuadas nas escolas e experiências adquiridas no cotidiano. É de extrema importância a compreensão de que é possível conciliar, ao mesmo tempo, métodos de ensino tradicionais e inovadores, e também a necessidade de melhorias tanto na socialização quanto na qualidade de vida dos indivíduos. O presente trabalho apresenta tópicos nos quais são abordados vários temas da inclusão, entre eles a história, conceitos, serviços, exemplos de atividades e temas que podem ser abordados por professores e pedagogos.
4
INCLUSÁO E CORPOREIDADE NO COTIDIANO DA PRATICA DOCENTE
1. Abordar os principais pontos históricos da inclusão.
Até o século XV não havia nenhum tipo de atendimento aos deficientes físicos e mentais, mas conforme foram ocorrendo mudanças nas formas de organização da vida produtiva e material dos homens viu-se a necessidade de incluir os “desfavorecidos” pela vida, principalmente por