Endocrino
Iodo radioativo (que destrói a tireoide e interrompe o excesso de produção dos hormônios).
O hipertiroidismo resulta da produção excessiva de hormônios tireóideos, denominados T3 e T4. Várias doenças podem provocar o hipertireoidismo, contudo, a doença de Graves é a causa mais comum do seu aparecimento. Essa doença ocorre mais comumente nas pessoas que se encontram entre 20 e 50 anos, acometendo, aproximadamente, 2% das mulheres e 0,2% dos homens.
É um tipo de doença autoimune, na qual o organismo produz anticorpos capazes de estimular a produção dos hormônios tireóideos (triiodotironina T3 e tiroxina T4).
Além disso, essa enfermidade pode levar à infiltração de substâncias tanto atrás do globo ocular, que o empurra para frente, resultando em exoftalmo (olhos saltados), quanto na região anterior das pernas (mixedema pré-tibial).
O aumento excessivo hormônios tireóideos pode provocar diversas manifestações clínicas de intensidade variável. A presença de hipertireoidismo intenso pode levar a complicações graves como, por exemplo, insuficiência cardíaca congestiva, arritmias cardíacas, osteoporose com aumento do risco de fraturas,
Há, também, maior risco de morte por doenças cardiovasculares
Sintomas
Sinais
Nervosismo, ansiedade e irritabilidade
Aumento da frequência cardíaca
Suor excessivo
Aumento do volume da tireoide (bócio)
Sensação de calor excessivo
Tremor
Palpitação
Pele quente e úmida
Fadiga
Retração das pálpebras
Redução de peso
Olhos saltados (exoftalmia)
Falta de ar
Batimentos cardíacos descompassados (arritmia)
Fraqueza muscular
Aumento de apetite
Alterações dos olhos
Inchaço das pernas
Dessa maneira, é imperativo que todos os pacientes sejam tratados, especialmente quando o hipertireoidismo é grave. Infelizmente, nenhum dos tratamentos atualmente disponíveis é capaz de agir especificamente na causa da doença, ou seja, bloquear a produção dos anticorpos que estimulam a tireoide.
No