endocrino
O Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção de hormônios, ou seja, as substâncias químicas reguladoras do nosso corpo. Junto ao sistema nervoso, o sistema endócrino coordena todas as funções do nosso corpo. Depois de produzidos, os hormônios entram na circulação sanguínea, percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam.
Glândulas do Sistema Endócrino
As principais glândulas endócrinas estão localizadas em várias partes do corpo, são elas: hipófise, tireoide, paratireoides, suprarrenais, pâncreas e as glândulas sexuais.
Hipófise
A hipófise é uma glândula relativamente pequena, localizada no centro da cabeça, logo abaixo do cérebro. É considerada a glândula mestre do nosso corpo uma vez que ela produz vários hormônios, sendo que muitos deles estimulam o funcionamento de outras glândulas, como a tireóide e as glândulas sexuais (ovários e testículos).
A hipófise produz o hormônio do crescimento e o excesso da produção desse hormônio causa o gigantismo (crescimento exagerado) e, por outro lado, a falta provoca o nanismo, ou seja, o indivíduo tem seu crescimento prejudicado. Outro hormônio produzido pela hipófise é o antidiurético (ADH), substância que permite ao corpo economizar água na excreção (formação da urina).
Tireóide
A tireóide está localizada no pescoço sendo considerado um importante órgão do sistema endócrino, uma vez que sua ação é muito abrangente. Assim, ela produz atiroxina, que atua no metabolismo celular, na manutenção do peso e do calor corporal, no crescimento e no ritmo cardíaco.
O hipertireoidismo, funcionamento exagerado da tireóide, acelera todo o metabolismo: o coração bate mais rápido, a temperatura do corpo fica mais alta do que o normal, a pessoa emagrece por gastar mais energia. Esse quadro favorece o aparecimento de doenças cardíacas e vasculares, pois o sangue circula com mais pressão. Se não tratada pode provocar o surgimento do bócio (inchaço no pescoço), e