Endocrino
SISTEMA ENDÓCRINO
1) HISTOLOGIA O sistema nervoso autônomo (SNA) e o sistema endócrino atuam em conjunto, regulando as atividades metabólicas dos diferentes órgãos e tecidos do corpo, a fim de manter a homeostase.
O SNA utiliza impulsos nervosos e libera neurotransmissores nos terminais nervosos para obter uma resposta rápida e localizada. O sistema endócrino tem uma resposta mais lenta e difusa pela síntese e liberação de hormônios na circulação sangüínea, mas seu efeito é mais duradouro do que o estímulo nervoso. A estrutura específica sobre a qual age um hormônio chama-se órgão-alvo. Existem 3 classes gerais de hormônios: a) proteínas e polipeptídeos: hormônios secretados pela hipófise anterior e posterior, pelo pâncreas (insulina e glucagon), pelas glândulas paratireóides (hormônio paratireóideo) e outros (ver tabela) b) esteróides: secretados pela córtex adrenal (cortisol e aldosterona), pelos ovários (estrogênio e progesterona), pelos testículo (testosterona) e pela placenta (estrogênio e progesterona) c) derivados do aminoácido tirosina: secretados pela tireóide (tiroxina e triiodotironina) e pela medula adrenal (epinefrina e norepinefrina)
Mecanismos de ação dos hormônios a nível celular: A primeira etapa na ação de um hormônio é a sua ligação a receptores específicos na célula-alvo.As células que não tem receptores específicos para esses hormônios não respondem.
Os receptores de hormônios encontram-se geralmente localizados: a) Na superfície da membrana celular, ou sobre ela. Os receptores de membrana são específicos principalmente para os hormônios protéicos, peptídicos e catecolamínicos. b) No citoplasma celular. Os receptores dos diferentes hormônios esteróides são encontrados quase totalmente no citoplasma c) No núcleo da célula. Os receptores dos hormônios tireóideos são encontrados no núcleo, e acredita-se que estejam localizados em associação direta com um ou mais cromossomas.