Bioetica e a psicologia
TRABALHO DA DISCIPLINA: BIOÉTICA EM SAÚDE 1º PERÍODO NOTURNO
PROFESSORA: MARLENE
Almilene dos santos Aragão – B0199I-8 Ana Cecília de Barros Dantas - A9422A0 Viviane Valeria Tavares - T797BC6
2
INDÍCE
1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 03 2 TEMA : Código de ética do psicólogo ................................................................. 04 2.1 Resumos do Tema............................................................................................. 14 3 RESUMO CIENTÍFICO ........................................................................................ 15 4 REFLEXÃO BIOÉTICA SOBRE O TEMA ............................................................ 19 5 REFERENCIAS .................................................................................................... 20 6 ANEXO.................................................................................................................. 21
2
3
1 - INTRODUÇÃO
Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo.
A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.
Códigos de Ética expressam sempre uma concepção de homem e de sociedade que determina a direção das relações entre os indivíduos.
A formulação deste Código de Ética, o terceiro da profissão de psicólogo no Brasil, responde ao contexto organizativo dos psicólogos, ao momento do país e ao estágio de