Resenha Acadêmica “Como estrelas na terra, toda criança é especial”
A presente obra descreve a história de uma criança com dificuldades no aprendizado, muito cobrada no ambiente familiar, devido a seu irmão ter um fantástico desempenho escolar.
Ishaan, um menino de nove anos de idade, aparentemente igual a todos, apresenta problemas de rendimento escolar, notas abaixo da média, falta de atenção, dificuldades em ler e escrever. Já reprovado por uma vez e com risco de fazer novamente a terceira série, o diretor da escola do garoto convoca seus pais para uma reunião. Irado com o rendimento pífio de seu filho, o pai opta por colocar-lhe em um internato. Muito deprimido com a situação, o menino apresenta uma piora no quadro de seu rendimento. Até conhecer Nikumbh, um professor de artes recém-chegado à instituição, que reconhece no garoto o problema que teve na própria infância, a dislexia.
Nikumbh resolve reunir-se com os pais de Ishaan no intuito de apresentar-lhes o problema do menino, mas encontra resistência destes em compreender a situação. Neste encontro, ele descobre um dom nato da criança, o talento em pintura. Ao retornar ao internato, o educador resolve pedir a cooperação do corpo docente na avaliação do garoto devido a seu problema e prometeu que trabalharia para mudar esse quadro.
Ishan, então, recebeu atenção total do professor artista, que aplicou métodos específicos, atenção e muito carinho no aprendizado do garoto, que o correspondeu dando o retorno esperado, tendo um avanço em seu desempenho e vencendo um concurso de artes promovido pelo professor. Ao final do filme, fica explícito o amor e o carinho do garoto num abraço forte e espontâneo no professor, que deu àquela criança o que ela precisava, atenção e amor.
A obra mostrou que as famílias devem saber conviver com diferenças, que educação não deve ser apenas um meio para o mercado de trabalho, mas um fim em si, educação.
No ramo da educação física, os valores expostos nesse filme são de enorme importância.