POSICIONAMENTO COMPETITIVO DE PRODUTO
Como lançar e posicionar um produto inovador e diferenciado em um mercado maduro, fortemente regulamentado, com concorrentes de grande capacidade competitiva?
Esse é o desafio ao gestor de marketing da empresa, no caso apresentado.
O conceito moderno de marketing tem apresentado significativos avanços no que se refere ao entendimento de que o marketing de transação cedeu lugar ao marketing orientado para o cliente, no qual a principal função é buscar a máxima satisfação do comprador, antes, durante e depois da compra.
Importantes elementos foram agregados a esse entendimento como a noção de valor de um produto, a importância das atividades de pós-venda e a questão fundamental da prática efetiva de um relacionamento mais que comercial com seus clientes e prospects.
Nesse contexto, a questão estratégica tem sido largamente enfatizada na moderna literatura de marketing. Em primeiro plano, o exercício analítico de sua posição estratégica, considerando suas capacidades, competências e dificuldades, perante as favorabilidades e desfavorabilidades ambientais externas presentes e futuras. Tal exercício permite que fatores competitivos presentes na organização se tornem vantagens competitivas futuras perante o competidor-alvo ideal a ser vencido. Uma vez determinado o caminho estratégico a ser percorrido, cabe ao marketing buscar a maior eficácia na aplicação dos recursos disponibilizados pela organização.
A noção precisa da necessidade de criar e principalmente entregar valor ao seu cliente, por intermédio da oferta de produtos e serviços diferenciados, é fundamental. Ainda, a escolha do cliente certo, adequando sua oferta às reais necessidades e desejos de uma parcela relativa de consumidores dessa categoria de produto, tem-se revelado eficaz na condução dos esforços promocionais orientados para resultados.
Esse binômio produto certo para cliente certo tem sido apontado como um dos