Novas Demandas para uma Edificação Protegida
RESIDÊNCIA DE FRANCISCO CUCHET EM SANTA TERESA
2013
DEDICATÓRIA:
Dedico este trabalho ao meu tataravô Francisco Cuchet (in memoriam), que mesmo sem eu ter conhecido foi uma inspiração para a minha vida acadêmica e para a realização deste projeto. Dedico também ao meu orientador Julio Sampaio, pela paciência, confiança e apoio durante toda essa jornada.
i
NOVAS DEMANDAS PARA UMA EDIFICAÇAO PROTEGIDA: O CASO DA
RESIDÊNCIA DE FRANCISCO CUCHET EM SANTA TERESA
2013
AGRADECIMENTOS:
Agradeço, acima de tudo, a Deus, pois mesmo quando pensei em desistir ele me deu forças para continuar.
À Darielma e à Rebeca pelo apoio, orações, amor e por toda confiança depositada em mim.
À Helen pelas dicas e pelas leituras na madrugada, sempre muito crítica e pontual. Ao Luiz Junior, por sempre me incentivar e compreender a minha ausência.
À Thaina, Larissa, Louise, Simone, Anna Carolina e Amanda, por me ensinarem que família vai muito além dos vínculos consanguíneos e estarem ao meu lado sempre que precisei.
E finalmente, a todos que fizeram parte da minha formação acadêmica, corpo docente do curso de Arquitetura da UFRRJ, em especial ao meu orientador Julio
Sampaio, sem sua dedicação por nós alunos, não chegaríamos até aqui.
ii
NOVAS DEMANDAS PARA UMA EDIFICAÇAO PROTEGIDA: O CASO DA
RESIDÊNCIA DE FRANCISCO CUCHET EM SANTA TERESA
2013
RESUMO
O trabalho, aqui apresentado, visa estudar os aspectos históricos e estilísticos da Edificação em questão. A elaboração dessa pesquisa tem como principal objetivo a defesa o potencial arquitetônico e turístico da cidade do Rio de Janeiro. O produto final desse estudo será a proposta de um novo uso para um bem preservado pela
“Área de Proteção ao Ambiente e Cultura” de Santa Teresa (APAC), seguindo todos os parâmetros definidos pelas Leis de Conservação e Restauração.
Palavras Chave: Patrimônio Histórico, Cultura, Conservação, Hostel.