Instala es de G s
Sistemas de Gás Centralizado
Fonte: ETFSC
SISTEMA DE GÁS CENTRALIZADO
Este Sistema também é conhecido como SISTEMA DE GÁS COMBUSTIVEL CENTRALIZADO, é constituído basicamente das seguintes instalações:
1. Central de Gás (Central de G.L.P.) onde ficam armazenados os cilindros de gás.
2. Rede de canalizações (tubulações) que levam o gás combustível da Central até as diversas unidades da edificação (pontos de consumo).
3. Medidores de consumo instalados na entrada de cada unidade.
Segundo as Normas do Centro de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros da Policia Militar de Santa Catrina, o Sistema de Gás de uma edificação deverá fazer parte integrante do Projeto de
Prevenção Contra Incêndios, constando de:
1.
2.
1.
2.
Planta Baixa e Cortes
Detalhes Construtivos das Canalizações
Planilha de Cálculo do Dimensionamento das Canalizações
Planilha de Cálculo do Dimensionamento da Central de Gás
A seguir apresentamos alguns detalhes de um Sistema de Gás Centralizado:
CENTRAL DE GÁS
É a denominação dada ao ambiente onde ficam localizados os cilindros para armazenamento do gás. Os cilindros, que podem conter 45 kg ou 90 kg de G.L.P. (P-45 e P-90), são separados em duas baterias, uma "ATIVA" que fica em carga (em uso), e a outra "DE RESERVA", que só será acionada quando o gás da outra tiver terminado.
A quantidade de cilindros a ser instalada em uma central é dimensionada em projeto, de forma que venha atender adequadamente a demanda de consumo, sem vir a ocorrer o fenômeno denominado de "congelamento" (gás que está no estado líquido, dentro dos cilindros, não passar para o estado gasoso, não chegando conseqüentemente aos pontos de consumo). O dimensionamento de uma bateria será feito em função básica da média do somatório das potências nominais em kcalImin dos aparelhos técnicos de queima, pelo grau de simultaneidade, pelo número de horas diárias e pelo número de dias em uso.
A edificação da Central de Gás deverá seguir as seguintes especificações