Pos moderno
A obra de José Arbex e Cláudio Júlio Tognoli é formada e fomentada a partir de uma reflexão sobre o relativismo em diversas abordagens de momentos, conceitos e movimentos sociais do mundo pós-moderno. A ambição é provocar pôlemica, estimular a crítica e desafiar o pensamento
2ºResumo dos capítulos
Capítulo 1 –Modos e modas de nosso tempo O capítulo nos mostra que o modo de vida começa a se transformar quando sofre influencia da moda e da tecnologia. A máquina começa a ocupar um lugar central na vida, e toda indústria desde a construção civil a têxtil, tomam uma proporção muito grande, e um desenvolvimento acelerado. O poder da imagem começa a influenciaras pessoas tanto no jeito de vestir ao modo de viver. É quase impossível calcular os efeitos culturais, históricos e psicossociais desse surto da modernidade na vida das pessoas. A moda e a música começam a trazer uma revolução na sociedade, onde tudo se torna relativo.
Capítulo 2 – Quando o vídeo game captura a vida
Neste capítulo mostra como o vídeo game influencia a vida de uma pessoa,tornando-se apenas “um passatempo”. O individuo se deixa levar pelo poder das imagens, ao ponto de não preocupar com as tarefas escolares, os deveres profissionais ou mesmo a socialização, afetando tambémo físico e o psicológico da pessoa. O problema do vídeo game não é apenas localizado, mas sim de uma cultura contemporânea, já representando um fenômeno de natureza social. Podemos ressaltar que umanova era já está começando, em que as tecnologias estão revolucionando completamente a relação do homem com a máquina.
Capítulo 3 – A Sociedade das tribos
Há uma divisão de micro grupos na sociedade,aonde esses grupos vão através de filosofias próprias contestar os dogmas sociais impostos pelo Estado. No capitulo é citado e explicado tribos como: os cyberpunks, os crackers, os neonazistas, a geração X e as torcidas organizadas de futebol.
Capítulo 4 – A Música que não é música
Aqui os autores dão