Pós moderno
Pós-Modernismo
Esse novo estilo de se projetar começou quando alguns arquitetos passaram a questionar algumas doutrinas modernistas a partir dos anos 60, isso aconteceu devido às modificações culturais e Sociais de certas obras racionalistas.
Os arquitetos pós-modernistas não tinham medo de introduzir em seus projetos elementos clássicos, como colunas jônicas e frontões, instigando as pessoas a se questionar e a se posicionar a respeito dessas novas técnicas construtivas de projeto.
As principais características do pós-modernismo são:
Complexidade
Contradição
Ambiguidade
Tensão
Exclusividade
Hibridismo
Vitalidade emaranhada
Simbolismo
Simetria
Subtração de partes quebrando a rigidez que antes existia no modernismo
Volumetria disposta de maneira não convencional.
Algumas obras que expressam o pós-modernismo no brasil:
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/12/arquitetura12.jpg
http://www.tabitharquitetura.com.br/imagens/edf_inst/cfc/0001g.jpg
A arquitetura pós-moderna é um termo genérico para designar uma série de novas propostas arquitetônicas cujo objetivo foi o de estabelecer a crítica à arquitetura moderna.
Grupo Escolar Vale Verde- 1984/85
http://www.mcb.sp.gov.br/img/site/upload/exposicoes/imgExpLatPeqEoloMaia2.jpg
Centro Empresarial Raja Gabaglia(1989-93)
http://revistamdc.files.wordpress.com/2009/02/fig_12_centro-empresarial-raja-gabaglia.jpg
Estes edifícios se destacam pela condição de visibilidade integral de seus volumes, contrapondo-se às demais edificações que seguem rigorosamente o alinhamento frontal e compartilham as divisas laterais.
Foi este o procedimento adotado por Éolo na composição do Condomínio Officenter. Neste projeto o arquiteto buscou a valorização do edifício no terreno de esquina ao garantir a visibilidade integral de seu volume. Para tanto, propôs a criação de um corpo cilíndrico no qual a continuidade de sua superfície externa elimina qualquer