o que é pos moderno
Santos, Jair Ferreira dos - O que é pós-moderno/Jair Ferreira dos Santos. São Paulo: Editora Brasiliense, 2004. – (Coleção Primeiros Passos; 165).
Jair Ferreira dos Santos, poeta, ficcionista e ensaísta. Nascido em 1946 em Cornélio Procópio, norte do Paraná. Desde 1971 reside no Rio de Janeiro, onde se formou em comunicação e editoração pela UFR, tendo em preparo atualmente dissertação de mestrado sobre pós-modernismo. Autor do livro de contos Kafka na cama (Civilização Brasileira – 1980) e do volume de poemas A Faca Serena (Achiamé – 1983), premiado pela Associação dos Críticos de Arte de São Paulo. Gosta de Jazz, de futebol, de cinema e de longas caminhadas. Montale, Hart Crane, Wallace Stevens e Mario Faustino estão entre seus poetas preferidos. Osman Lins, Clarice Lispector, Jonh Barth, Jonh Updike, Kafka, Musil e Proust são os ficcionista que mais admira. Trabalha presentemente em novo livro de contos – Corações Gentis.
A obra “O que é pós-moderno" de Jair Ferreira dos Santos inicia de uma forma inusitada. O autor chama o pós-modernismo de fantasma, e carrega consigo algumas características gerais, mas bastante marcantes como a utilização de metáforas, o uso da linguagem coloquial, as incessantes comparações entre modernidade e pós-modernidade e a utilização de exemplos reais e citações.
Vem Comigo que no Caminho eu Explico
O Pós-Modernismo é aplicado às mudanças ocorridas nas ciências, nas artes e nas sociedades avançadas. Nasce com a arquitetura e a computação nos anos 50, com a arte popular nos anos 60, cresce a filosofia nos anos 70, criticando a cultura ocidental, e amadurece hoje a moda, cinema, música, tecnologia e ciência
O autor chama o pós-modernismo de fantasma. Este “fantasma” pode ser encontrado em nosso dia-a-dia diante da explosão e saturação das informações. Não se sabe ao certo se o pós-modernismo significa decadência ou renascimento cultural. Decadente pois, segundo muitos críticos, não tem força intelectual; mas