Pos Graduada
Durante o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem, o fenômeno da comunicação está sempre presente. Em outras palavras, numa situação de aprendizagem, em sala de aula, laboratório ou oficina, o processo básico é o da comunicação entre pessoas. Mesmo com a introdução de novas tecnologias na área da educação, os canais de comunicação permanecem, ou seja, através da audição, visão, leitura e discussão. Assim, o conhecimento desse processo permite aperfeiçoar a comunicação interpessoal.
COMPONENTES DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO:
Em toda e qualquer situação de comunicação podem ser identificados quatro componentes básicos: fonte, receptor, mensagem e veículo.
Figura 1 – Componentes básicos do processo de comunicação
Fonte (Emissor)
É o componente do processo que emite as mensagens e inicia o ciclo de comunicação. A comunicação, por sua vez, é um processo circular ou cíclico e não linear, como pode sugerir, a primeira vista, a ilustração acima. A fonte pode ser uma pessoa (o docente, o aluno, o trabalhador), um grupo de pessoas (docentes, alunos, trabalhadores,...) ou uma instituição (a Escola, a Empresa, a Imprensa), que tem uma intenção, codifica seus pensamentos, idéias e sentimentos em mensagens, com o objetivo de mudar as atitudes de outras pessoas ou grupos e envia. A fonte é responsável pêlos seguintes passos:
Intenção: o emissor tem uma informação (idéia, pensamento, sentimento, opinião).
Codificação: o emissor deverá codificar a informação. Seus pensamentos ou sentimentos precisam ser transformados em sons, palavras ou sinais escritos (comunicação verbal) ou em gestos, mímica, postura do corpo, etc. (comunicação não-verbal) compreensíveis para o receptor.
Envio: é necessário que o emissor envie a sua mensagem de tal maneira que ela possa ser recebida pelo seu parceiro no processo de comunicação.
Receptor (Recebedor)
O componente que recebe as mensagens interpreta-as e pode,