Português para Estrangeiros
LETRAS – 2ª SEMESTRE
O ensino da Língua Portuguesa para estrangeiros SÃO PAULO
2013
FACULDADE SUMARÉ
LETRAS – 2ª SEMESTRE
O ensino da Língua Portuguesa para estrangeiros Trabalho apresentado junto ao
Curso de Letras da Faculdade
Sumaré, na matéria de Projeto
Profissional Interdisciplinar II, como requisito para nota N2.
Professora: Juliana
SÃO PAULO
2013
Resumo
O Estudo tem por objetivo analisar a inclusão educacional de imigrantes bolivianos na rede pública de ensino na Cidade de São Paulo considerando as diferenças idiomáticas entre sua língua nativa, o Espanhol e a Língua Portuguesa, portanto, sem nenhum aprofundamento nas questões de cunho sócio-legais que permeiam o tema de imigração. Através de um levantamento preliminar, foram selecionadas três escolas municipais das Zonas Norte e Leste do município, regiões apontadas como de maior concentração – porém não exclusivas - de imigrantes bolivianos na cidade.
Como ferramenta para o levantamento de dados, foram elaborados quatro questionários estruturados para o estudo, com perguntas quanti-qualitativas. As entrevistas foram aplicadas durante as visitas às unidades de ensino eleitas e os questionários aplicados a cada um dos atores da cadeia de relações na comunidade escolar em que estão inseridos: aluno brasileiro, aluno boliviano, professor e dirigente, totalizando 27 participantes.
A análise das respostas aos questionários apontou que os alunos bolivianos, apesar de encontrarem dificuldades com o idioma em sua chegada no ambiente escolar brasileiro, afirmam que conseguem superar estas barreiras em pouco tempo. Ainda que estas dificuldades criam obstáculos na relação entre aluno x professor e aluno boliviano x aluno brasileiro, não chegam a ser determinantes no desenvolvimento do processo de inclusão escolar, porém, outros fatores importantes neste processo foram apurados neste estudo.
Introdução
Historicamente, a cidade de São