Propriedades da materia
Propriedades são as características dos materiais. Podem ser gerais ou específicas. As propriedades gerais são comuns a todo tipo de matéria, enquanto as propriedades específicas caracterizam uma substância ou um grupo delas. Podemos, portanto, utilizar propriedades específicas para distinguir diferentes substâncias.
Inércia
Inércia é a tendência que um corpo possui em manter seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme. Existe uma relação direta entre massa e inércia: quanto maior a massa, maior a inércia.
Impenetrabilidade
Dois corpos não podem ocupar, simultaneamente, o mesmo lugar no espaço. Por isso, onde entrar uma porção de matéria, uma porção, de igual volume, deverá sair.
Divisibilidade
Uma porção de matéria pode ser dividida em porções menores, sem perder suas características. Por exemplo, é possível dividir uma certa quantidade de água em gotículas extremamente pequenas. Essas gotículas ainda poderão ser divididas até chegarmos á menor porção da água: a molécula de água.
Compressibilidade
É a propriedade que um corpo possui de reduzir seu volume, quando submetido a uma força (pressão). Isto ocorre, porque existem espaços vazios entre as partículas que formam a matéria. Entre os materiais, os gasosos são os mais compressíveis, sendo mais difícil comprimir os líquidos e mais difícil ainda comprimir sólidos.
Propriedades específicas da matéria
Ponto de fusão
É a temperatura em que uma substância sólida passa para o estado líquido.
Ponto de ebulição
É a temperatura em que uma substância líquida passa para o estado gasoso, com formação de bolhas de vapor.
Os pontos de fusão e ebulição são constantes para uma dada substância.
Densidade
É a relação entre massa (em gramas) de uma amostra de matéria e o volume (geralmente em cm3) ocupado por esta amostra.
Quando dizemos que um material é mais denso que o outro, significa que, comparando-se volumes iguais de ambos, o mais denso é o que