Propriedades da matéria
Propriedades da Matéria
Objetivo do módulo: Compreender os principais tópicos relativos às propriedades macroscópicas que tenham relevância em concursos aplicados ao magistério.
O que são propriedades macroscópicas?
Propriedades macroscópicas são aquelas que identificam os diferentes materiais do universo que conhecemos sem a necessidade de investigar, a priori, o interior de sua estrutura.
Por exemplo, em uma aula cujo tema seja “água” prova-se que esta se diferencia do óleo por várias razões. Para isto basta fazermos uma amostra contendo os dois componentes. É fácil percebermos que água e óleo não se misturam; O segundo sempre fica na parte superior. Em seguida podemos adicionar sal de cozinha, concluindo que o sal se dispersa facilmente na água, mas não no óleo. A partir de comparações com outros materiais podemos notar que cada componente apresenta um conjunto de propriedades que transparecem aos nossos olhos e aos instrumentos de medida que manipulamos (balança, termômetro, etc).
Existem propriedades comuns a todo e qualquer material?
Sim! Essas são as propriedades gerais. Digamos que ainda não sabemos o que significa o átomo. Mas temos que toda e qualquer forma material apresenta massa e ocupa lugar no espaço. Provavelmente concluiremos que toda e qualquer matéria é formada pelas mesmas formas de partículas que garantem a existência dessas duas propriedades. Mas, por ora, são propriedades “palpáveis”, propriedades macroscópicas.
Em concurso público no campo de ciências torna-se imprescindível o conhecimento dessas propriedades, visto que elas, sendo estas comuns a toda forma de matéria, contém o princípio teórico de diversas questões ligadas à física, química e até mesmo biologia.
Darei um exemplo: “Um professor utiliza o princípio do empuxo (força exercida por um corpo d’água no sentido contrário ao peso do corpo que se insere nela) para auxiliar seus alunos no cálculo