Propriedades da Matéria
A matéria pode ser definida como sendo tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço, ela é formada por pequenas partículas, designadas átomos e esses podem se unir de várias maneiras, formando as moléculas.
A matéria pode se agrupar através dos átomos e formar os mais variados produtos que são classificados em substância e mistura. Ela pode também t6er a forma líquida, sólida ou gasosa.
Substância
A substância possuí uma composição característica, determina e um conjunto definido de propriedades. Ela pode ser simples, quando formada por apenas um elemento químico, ou pode ser composta, quando é formada por vários elementos químicos.
Alguns exemplos de substâncias simples são o ouro, o mercúrio, o ferro e o zinco. E algumas substâncias compostas são a água, o açúcar (sacarose) e o sal de cozinha (cloreto de sódio).
Mistura
A mistura trata-se de duas ou mais substâncias agrupadas, onde a composição é variável e suas propriedades também. Podemos citar como alguns exemplos de misturas o leite, o ar, a madeira, o granito e o sangue.
Propriedades da Matéria Todas as matérias possuem suas propriedades, as propriedades são o que definem a matéria. As propriedades são classificadas em gerais e especificas. As propriedades gerais são as que fazem parte de todas as matérias, e as especificas são as propriedades que fazem parte de determinadas matérias.
Propriedades Gerais
Propriedades gerais são aquelas propriedades que não identificam uma substância como diferente das demais, pois ela pode se repetir com outros materiais.
Veja a Seguir quais são as propriedades gerais da matéria:
Inércia: A matéria conserva seu estado de repouso ou de movimento, a menos que uma força aja sobre ela. No jogo de sinuca, por exemplo, a bola só entra em movimento quando impulsionada pelo jogador, e demora algum tempo até parar de novo.
Massa: É uma propriedade relacionada com a quantidade de matéria e é medida geralmente em