Importancia do romantismo e realismo para a literatura brasileira
ROMANTISMO
Sendo um dos maiores movimentos da literatura que vigoraram até hoje, o Romantismo, destaca-se pela valorização da natureza exótica e o passado histórico do Brasil de maneira nacionalista. A ênfase no sentimento nacionalista e o sentimentalismo popular, foi uma aliança das tendências literárias com as classes mais populares, quando o “eu” da pessoalidade e o destaque imposto às particularidades locais leva a cultura popular a ganhar espaço.
No movimento em que a emoção supera a razão a influenciar nos personagens, o extremo sentimentalismo eleva a imaginação do autor, em que mostra-se a idealização, a exemplo, a mulher e os costumes.
Estas características cometeram aos artistas brasileiros a busca de inspiração, ao desenvolvimento do sentimento nacionalista, ao sentimentalismo, e a valorização da natureza para alcançarem a comoção popular.
A literatura se popularizou ligando várias classes e discutir sobre o país tornou-se mais fácil. Grande fora o desenvolvimento cultural que permitiu o crescimento e aprimoramento da literatura no país, e fez “fez o sujeito brasileiro se reconhecer como pessoa e nação”.
Essencialmente, a liberdade de criação e expressão, e a emoção do “eu” em individualismo como relevância foi de suma importância para a crescimento da literatura brasileira. A subjetividade permitiu a liberdade do autor em exprimir sua personalidade, a tradução de realidade em sentimento, desenvolvimento da imaginação. Foi neste movimento, que o Brasil ganha uma identidade literária diferindo-se dos demais países, devido a grande valorização dos elementos e características brasileiras propagando estes.
REALISMO
O movimento iniciado oficialmente com “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, que teve favorecimento pelo clima sociopolítico da época com forte caráter ideológico e também com a denúncia dos problemas sociais, lança uma nova forma de observação e/ou analise da realidade