Literatura
2. ARCADISMO A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo que lhe diz respeito. É por isto que muitos poetas ligados ao arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos (pois o ideal de vida válido era o de uma vida bucólica).
4. ARCADISMO No Brasil e em Portugal , a experiência neoclássica na literatura se deu em torno dos modelos do Arcadismo italiano, com a fundação de academias literárias, simulação pastoral, ambiente campestre, etc. Esses ideais de vida simples e natural vêm ao encontro dos anseios de um novo público consumidor em formação, a burguesia , que historicamente lutava pelo poder e denunciava a vida luxuosa da nobreza nas cortes.
5. ARCADISMO O desejo da natureza, a realização da poesia pastoril, a reverência ao bucolismo são traços marcantes da literatura arcádica, disposta a fazer valer a simplicidade perdida no Barroco. Fugere urbem (fuga da cidade) Locus amoenus (lugar aprazível, ameno) Aurea Mediocritas (mediocridade áurea - simboliza a valorização das coisas cotidianas focalizadas pela razão) Inutilia truncat (cortar o inútil - eliminar o rebuscamento barroco) Neoclassicismo Pseudônimos pastoris ( fingimento poético para não revelar sua identidade) Carpe diem (aproveite o dia)
6. Características Rococó - estilo artístico situado entre o Barroco (com o qual,às vezes, é confundido) e o Arcadismo. O Rococó durou pouco mais de 35 anos. Assumiu porém, ares de padrão artístico em vários países do mundo, principalmente na américa espanhola e portuguesa. Predomínio da razão - ênfase aos estatutos da razão, do conhecimento e da ciência. A beleza e o racional caminham lado a lado Adoção de lemas latinos, tais