MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS: DIVERGÊNCIAS EM RELAÇÃO AO ROMANTISMO BRASILEIRO
ROMANTISMO BRASILEIRO
Denise Lima da Silva*
Leidinaura de Sousa Silva**
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO - IESF
RESUMO
O presente trabalho propõe uma abordagem reflexiva do romance Memórias de um sargento de milícias de Manuel Antônio de Almeida, visando perceber suas divergências em relação ao Romantismo brasileiro. A obra apresenta características tanto do Romantismo como do Realismo, portanto, trata-se de uma obra de transição entre essas duas escolas literárias.
Palavras-Chave: Memórias de um sargento de milícias, características,
Romantismo, Realismo.
ABSTRATCT
This paper proposes a novel approach reflective of Memoirs of a militia sergeant Manuel Antonio de Almeida, aiming their differences in relation to Brazilian
Romanticism. The novel presents characteristics of both Romanticism and Realism, therefore, it is a work of transition between these two literary schools.
Keywords: Memories of a militia sergeant, features, Romanticism, Realism.
1. INTRODUÇÃO
Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, é considerada por muitos uma obra romântica, entretanto contrasta com os romances da época em vários pontos, aproximando-se da escola realista.
A obra tem como protagonista um herói malandro ou um “anti-herói”, como consideravam alguns críticos. As características desse personagem se distanciavam das encontradas nos heróis presentes no Romantismo.
Além disso, o romance documenta traços específicos da sociedade brasileira do tempo do rei D. João VI, com os comportamentos e os tipos sociais da classe média da sociedade, até então ignorado pela literatura. O autor utiliza-se também de uma linguagem coloquial, direta e irônica e contam casos de maneira imparcial, dessa forma os costumes são captados de maneira objetiva, distante das idealizações românticas.
O tom de crônica presente em Memórias de um Sargento de Milícias, também
é