Ensino de português para estrangeiro
Metodologia e Ensino
Acredito que a maior dificuldade que um aluno estrangeiro tenha ao aprender a língua portuguesa é a diferença nos sons das palavras e a diferença na escrita também, ou seja, nas regras gramaticais. Mais isso pode ser trabalhado com a utilização da repetição de sons, através do uso da música, escrita das palavras, através de produção e reprodução de textos, mantendo a convivência do aluno dia a dia com o falante da língua, trabalhando com músicas. Nós conhecemos aquilo que já vimos ou ouvimos falar, então acredito que quanto mais o estudante tiver contato, mas vai adquirindo conhecimento. Assim como começamos a aprender sobre a língua materna, também o aluno que está aprendendo português terá que partir do zero, assimilando uma fala a um objeto, a um comportamento, um lugar, a uma pessoa e por aí vai.
Quando vamos aprender uma língua nova, fazemos comparações, tentamos achar semelhanças com a nossa língua, assim também deve ser com os estudantes de português para estrangeiros. A memorização é fundamental para iniciar o aprendizado assim como o uso contínuo do que foi memorizado. Não é suficiente só apresentar o material de estudo, o estudante tem que desenvolver, praticar, caso contrário, pode esquecer.
A didática utilizada e a forma de ensinar de promover a motivação dos alunos, assim como deve respeitar o a dificuldade de cada um. Quanto à motivação, o aluno precisa perceber as dificuldades que serão enfrentadas, até mesmo para que ele se esforce mais para aprender, mas principalmente ele precisa perceber que está evoluindo, aprendendo, e que isso fará diferença na vida dele, abrindo novos horizontes e oportunidades.
É importante também o aluno, não só aprender a língua, mas que com o aprendizado e para o aprendizado, tenha contato com a cultura local, através de músicas, filmes, teatros, passeios turísticos. Tudo enriquecerá o trabalho de ensino e aprendizagem.
Eu Gostaria de saber sobre:
Como lidar com as