portugues fonologia
Disciplina: Português
Acadêmica: Amanda Freitag
Fonologia
A distinção feita tradicionalmente entre fonologia e fonética na linguística é à base do conceito original de fonema, desenvolvido por volta de 1920.
Através dos tempos, desde o aparecimento do tempo, o fonema tem sido encarado sob diversas formas: de inicio, igualado a som da linguagem; depois conhecido sob um prisma essencialmente psíquico, com intenção de significado; mais tarde, sob um prisma físico, funcional e abstrato.
O termo fonema á era usado no século xix, mais se referia a uma unidade de som, isto é, a uma unidade fonética e não a uma noção abstrata. Fonema são uma unidade da língua e sons ou fones são unidades da fala.
A língua é como sabemos, um sistema de identidades e diferenças: as unidades linguísticas conhecem-se por suas identidades e distinguem-se por suas diferenças. A gramatica de uma língua forma quais as unidades fonológicas, distintivas, de uma língua, quais traços fonéticos são fonológicos e quais são não fonológicos ou prediziveis. À fonologia interessam apenas os traços distintivos enquanto à fonética interessam todos os traços.
Sobre a importância dos fonemas para a Linguística, Halle (1964) dizia textualmente que o status do fonema da linguística é análogo ao dos eléctrons na física, e assim como não se considera serem estes ficções, não há motivo para se aplicar o termo aos fonemas. Eles são tão reais quanto outra unidade teórica na ciência.
Nesta parte do texto o que se percebe é que os autores buscam fundamentações teóricas pra explicar que o fonema é tão importante quanto o fone qualquer outro objeto de estudo quando o assunto é FONETICA Fonologia. O termo fonema se refere a uma unidade fonética, mas também já foi encarado ate mesmo como algo apenas abstrato.
Referencia
Fonética e Fonologia do Português II ministrada pela Professora Dra. Zoraide Dos Anjos Gonçalves da Silva, do Departamento de