relatorio do nitrogenio oxigenio e enxofre
Elis Regina
Felipe Costa
Universidade Estadual do Ceará/Faculdade de Educação de Itapipoca
Relatório de Trabalho para Química Inorgânica I
Prof. Sávio Magalhães
RESUMO
O presente relatório foi feito sobre uma aula prática (experimental) no dia 23 de julho de 2014, sobre a orientação do professor e doutor Savio Magalhaes, junto com o monitor Ronivon. No laboratório de química (LDQ) na FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA (FACEDI)/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE). O seguinte relatório tem como finalidade abrir uma discussão sobre a influencia da temperatura sobre o dióxido de nitrogênio e o tetróxido de dinotrogenio; a preparação da amônia a partir de um sal de amônio; as propriedades redutoras do dióxido de enxofre; a propriedade do oxigênio de agir como um comburente e a capacidade do ácido sulfúrico têm em desidratar moléculas orgânicas.
PALAVRAS-CHAVE: Ácido súlfurico, comburente, dióxido de enxofre.
1. INTRODUÇÃO
O nitrogênio é um gás incolor, inodoro, insípido e diamagnético, sendo encontrado na forma de N2. Ele constitui 78% da atmosfera, pois é inerte e acumulou-se em grandes quantidades, mas não é muito abundante na crosta terrestre. É obtido em escala industrial liquefazendo-se o ar e realizando a destilação fracionada do mesmo. O hidreto de nitrogênio, a amônia, é um gás incolor e bastante tóxico e dissolve-se facilmente em água liberando calor. A amônia reage com ácido formando sais de amônio e queima o oxigênio com uma chama amarela pálida. Pode ser preparada em laboratório aquecendo-se um sal de amônio com hidróxido de sódio.
O oxigênio é o mais abundante de todos os elementos, e existe livre na forma de O2. Pode ser obtido industrialmente pela destilação fracionada do ar líquido, ou pela decomposição catalítica de hipocloritos. Em laboratório pode ser produzido pela decomposição do peróxido de hidrogênio. É um elemento muito importante, pois reage com quase todos os elementos.