Relatório de Aula Prática - Combustão
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DIURNO
LUCAS GERMANO DE OLIVEIRA
MARIA IRACEMA REIS DI MAMBRO
MARÍLIA MACIEL BORGES
MATHEUS RIBEIRO DE RESENDE
ROBSON ROGÉRIO TADEU DA SILVA
QUÍMICA GERAL
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 1 - COMBUSTÃO
PROFESSORA: CAROLINE DE ANDRADE GOMES DA CUNHA
ARAXÁ – MG
2012
Relatório de Aula Prática 1 – COMBUSTÃO
Introdução:
A Combustão consiste na reação química entre 2 ou mais reagentes (combustíveis e comburentes), com liberação de calor e luz para o ambiente e por isso é chamada exotérmica, ainda que necessite de uma fonte de ignição para ocorrer.
Esse tipo de reação é muito comum já que é responsável por cerca de 85% da energia produzida no mundo em transporte, usinas termelétricas, processos industriais, aquecimento doméstico, geradores, cozimento de alimentos e outros. Além disso, a energia da qual necessitamos para sobreviver e para realizar trabalhos é resultado de reações de combustão que ocorrem dentro de nossas células, quando “queimamos” o que ingerimos.
Durante a combustão são formados diversos produtos resultados da combinação dos átomos dos reagentes. Na queima de hidrocarbonetos (metano, propano, gasolina, etanol, diesel, etc.) em ar são formados centenas de compostos, como: CO2, CO, H2O, CH4, fuligem, etc. Muitos deles são causadores do efeito estufa, da chuva ácida e de danos aos ciclos biogeoquímicos do planeta.
Em uma reação estequiométrica ideal de um hidrocarboneto em ar são formados apenas CO2 e H2O.
Para que ocorra uma combustão, acreditava-se serem necessárias 3 coisas:
Esses três fatores compõem o triângulo de fogo, pois depois que se dá início à reação de combustão, a energia liberada sustenta a reação e permite que ela continue até que o combustível, o comburente ou o calor (energia liberada), acabe.
De acordo com a Química Moderna há um 4º elemento que pertence a esse processo, que pode ser representado pelo diagrama a seguir: