Relatório Técnico da Aula Prática de Química Tecnológica - Combustão
Campus Joinville
CEM – Centro de Engenharias da Mobilidade
EMB5006 – Química Tecnológica 2014/2
Relatório Técnico da Prática 2
Alexandre Back, Ariadne de Souza Caldas, Bernard Bodemüller, Carolina Iara
Munhoz
Turma A - Grupo 1
1 INTRODUÇÃO
Em laboratório, foi realizada a combustão de uma vela em que o objetivo foi a analise dos fatores que influenciam a velocidade de combustão, com uma quantidade limitada de oxigênio, diferenciada por dois copos com volumes diferentes.
Para isso, faz-se necessário o entendimento do conceito de combustão: É uma reação exotérmica de oxidação em que os reagentes liberam energia necessariamente na forma de calor, em alguns casos luz também é gerada. Além disso, outros dois conceitos importantes são: exatidão, refere-se a tão próximo uma medida concorda com o valor correto; e precisão, refere-se a tão próximo diversos valores de uma medida estão entre si. (SZPOGANICZ;
DEBACHER; STADLER, 2005)
2 MATERIAIS E MÉTODOS
Para o desenvolvimento dessa prática foram utilizados os seguintes materiais: dois copos com volumes diferentes, uma vela, um prato de plástico, água, um cronômetro, uma régua e uma balança.
Procedimentos
A primeira coisa a ser feita foi nomear os dois copos como copo 01 e copo 02, depois disso observou-se o volume indicado de cada um dos copos e isso foi anotado na tabela de resultados. Posteriormente, utilizando uma régua, obtiveram-se as dimensões dos dois copos para possibilitar o cálculo da capacidade volumétrica de cada um dos copos.
O procedimento da medida da capacidade volumétrica dos copos se repetiu, mas desta vez utilizando uma balança. Para isso, a balança foi tarada com apenas um copo vazio e depois foi adicionada água até a boca do copo, conforme a figura 1.
Figura 1 – Copo cheio de água na balança.
Fonte: “Elaborado pelo autor”.
Como a densidade da água é igual a 1g/mL e a balança demonstrou um valor em gramas, pode-se