Matéria 8º ano
Interacções seres vivos-ambiente
Desde há 4600 milhões de anos que a face da terra se tem modificado. As formas de vida primitiva desaparecem quando as outras se tornaram mais eficazes para sobreviver no ambiente. Para um ser vivo que necessita de condições físicas e químicas adequadas, como a temperatura, a disponibilidade de água e a salinidade, bem como existência de outros seres vivos para a sua sobrevivência. A vida na terra evolui na dependência de todos estes factores, o que fez do ambiente um sistema muito complexo. A ambiente própria e através de leis naturais, condições param o êxito de muitos de muitos seres vivos e, também, para o desaparecimento de outros. Já os ambientes naturais formam-se sem a intervenção humana.
O conjunto formado pela comunidade, pelo biótopo e pelas inter-relações que se estabelecem entre eles designa-se ecossistemas. O território onde vive uma comunidade designa-se biótopo. O conjunto de seres vivos semelhantes forma uma comunidade. Todos os seres vivos pertencentes á mesma espécie que vivem numa determinado momento designa-se população. O local onde vivem as espécies é o seu habitat.
Exemplo: O habitat natural da girafa é a savana africana.
Os ecossistemas não têm dimensões bem definidas, já que, geralmente coexistem com outros, também não têm limites definidos; o ecossistema lacustre (lago) conta até com um ecossistema terrestre, sendo os limites de ambos difíceis de definir.
Factores Abióticos
Os factores abióticos que maior influência exerce sobre os seres vivos são: a luz, a temperatura, a pluviosidade, a humidade e o substrato sobre o qual se deslocam. (água e solo).
Luz
A influência da luz no crescimento e desenvolvimento das plantas e determinante, já que é a fonte da energia utilizada por estes organismos para produzir o seu próprio alimento. O movimento que as plantas efectuam em direcção a uma fonte da luz, ou no sentido contrário, designam-se FOTOTROPISMO. De um modo geral, os