FACULDADE
Tatiane Sartori Tavares1, Luciane de Fátima Rodrigues de Souza2
1Departamento de Exatas, Faculdades Integradas Regionais de Avaré, Fundação Regional Educacional de Avaré, Avaré, São Paulo, Brasil, *E-mail:taty_sartory@hotmail.com.
Resumo – Muito se fala de novas metodologias de ensino da matemática, pois esta é tratada como um Bicho de 7 cabeças, principalmente pelos alunos. É indiscutível a importância da matemática no dia a dia, pois, em todas as áreas é usada, seja para fazer uma receita qualquer, para medir um terreno, para dosar um remédio, etc., e o interessante é que os alunos trabalham, a todo o momento com estas idéias, mas quando se fala em problemas de “sala de aula” não conseguem resolver. O problema é que muitas vezes o “professor” e os livros didáticos separam a matemática do dia-a-dia da ensinada. Neste trabalho serão abordadas algumas dificuldades encontradas pelos alunos e formas de trabalhar com estas evitando de levar estas dificuldades até o termino do ensino médio. Para o desenvolvimento deste trabalho será aplicado um questionário a alunos do 6º ano B, 8º ano A e 9º ano A da Escola Estadual Professora Danuzia De Santi, com o objetivo de descobrir o porquê dos alunos acharem a matemática tão insuportável, onde estão as maiores dificuldades, se o trauma pode ser visto logo nas séries iniciais, se ele vem do decorrer das séries, entre outros diversos fatores que podem nisso influenciar. Resultados de análises serão mostrados e discutidos.
Palavras-chave –: Trauma; Matemática; Insuportável; Dificuldade.
Abstract –
I. INTRODUÇÃO
A matemática, não é apenas um “monte de contas” que só nos dá preocupação na véspera das provas e dos vestibulares, e sim, possui suma importância nas nossas vidas. Ela não está apenas nos livros didáticos, nas lousas e nas salas de aula e sim, está em todos os lugares.
Como relata o trabalho realizado por MARTINS (2008) a Matemática é uma disciplina com