Identificação de Anions
RELATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA
PRÁTICA : DETERMINAÇÃO ANALÍTICA DOS
ÂNIONS
INTRODUÇÃO
A importância da análise de ânions é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem uma substância. Quando preparamos uma amostra desconhecida, a primeira exigência é, geralmente, determinar quais as substâncias que nela estão presentes. Este problema pode ser encontrado, em alguns casos, na forma modificada de identificarem-se as impurezas presentes numa amostra ou, talvez, de confirmar-se a ausência de algumas impurezas especificadas.
Os métodos utilizados para a detecção de ânions não são sistemáticos como os descritos para os cátions. Não existe um sistema satisfatório para separação dos ânions em grupos principais, no entanto, é possível separá-los de acordo com a solubilidade de seus sais de prata, cálcio, bário e zinco, mas estes grupos servem apenas para indicar a limitação deste método, contudo, não é rígido, pois muitos ânions pertencem a mais de um grupo.
Grupo 1: Cl- , SCN- , [Fe(CN)6]-4 , [Fe(CN)6]-3 , I- .
Cloreto em química inorgânica é uma espécie iónica formada por um átomo de cloro carregado negativamente, com estado de oxidação -1. Por extensão é um composto iónico formado por este ânion ou com uma estrutura formalmente similar, ou seja, com ligação covalente entre um átomo de cloro e um elemento menos eletronegativo.
Tiocianato é o ânion [SCN]−. Tiocianato é análogo ao íon cianato, [OCN]−, onde o oxigênio é substituído por enxofre. É um dos pseudoaletos, devido a similaridade de suas reações com aquelas dos íons haletos. Um tiocianato é formalmente conhecido por causa da cor vermelha de seus complexos com ferro. Tiocianatos são produzidos pela reação do elemento enxofre ou tiossulfato com cianeto.
O ânion Ferrocianeto, deriva do composto Ferrocianeto de potássio, este é classificado como um sal neutro. Sua fórmula é K4[Fe(CN)6] e seu ânion é