Trabalho
2º EM – Liceu Salesiano
Prof. Bonato
Tema: Revisão
01. O gráfico abaixo representa um MHS de um sistema massa-mola. Encontre:
a-) A amplitude, o período e a velocidade angular do movimento. b-) A função horária do movimento.
02. Uma mola tem constante elástica igual a 4 N/m e comprimento 0,80 m quando não solicitada (figura a). Coloca-se, em sua extremidade, um corpo de massa m = 0,10 Kg (figura b).
a-) Determine a posição de equilíbrio da mola, medida em relação ao teto. b-) Puxa-se o corpo 15 cm da posição de equilíbrio, abandonando-o a seguir (figura c). Após quanto tempo o corpo retorna a essa posição? Qual é a amplitude de seu movimento? Qual é o comprimento mínimo apresentado pela mola nesse movimento? Adote g = 10 m/s2 e despreze as forças dissipativas.
03. O ponto material da figura, preso no extremo da mola de constante elástica K = 0,32 N/m, oscila verticalmente, efetuando um MHS. A energia mecânica do movimento é ET = 16.10-4 J. Determine as funções da posição, velocidade e aceleração, em função do tempo, orientando o eixo x (positivo) para baixo e considerando t = 0 quando o móvel se encontra na posição de equilíbrio (φ0 = 0 na posição de equilíbrio, esta é apenas uma exceção), com o movimento para baixo. A massa do ponto material é m = 0,02 Kg.
04. Uma partícula oscila em torno de um ponto O, num plano horizontal, realizando um MHS. O gráfico representa a energia potencial acumulada na mola em função da abscissa x.
Determine: a-) a amplitude do MHS. b-) a constante elástica da mola. c-) a energia potencial elástica e a energia cinética quando x = 0,1m.
05. Um pêndulo simples oscila com um período de 2,0 s. Se cravarmos um pino a uma distância 3L/4 do ponto de suspensão e na vertical que passa por aquele ponto, como mostrado na figura, qual será o novo período do pêndulo?
Despreze os atrito e considere ângulos pequenos tanto antes quanto depois de atingir o pino. a-) 1,5 s b-) 2,7 s c-) 3,0 s