IDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS E ÂNIONS
Tubarão, 2013
Andreza Mariot Fernandes
Fernanda Aguiar Vicente
Thuany Luz dos Santos
Vanessa Vilarins
IDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS E ÂNIONS
Relatório apresentado à disciplina de Química Analítica I do Curso de Engenharia Química.
Francielen Kuball Silva
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Tubarão, 2013
1 – INTRODUÇÃO
A Química Analítica e, em particular, a Análise Química Qualitativa têm uma importância científica e prática enormes porque apresentam um conjunto de métodos de investigação das substâncias e das suas transformações.
A finalidade da Análise Qualitativa é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem a substância em estudo.
Deve recorrer-se à Análise Qualitativa mesmo quando se trate de determinar a percentagem de um constituinte cuja a presença na substância em estudo é conhecida antecipadamente.
Nos métodos químicos de Análise Qualitativa, o elemento ou íon pesquisado é transformado num composto que possua determinadas propriedades características que nos permitam ter a certeza de que foi esse o composto obtido. A transformação química chama-se reação analítica e a substância que a provoca chama-se reagente.
As reações analíticas podem ser realizadas por via seca, a substância em estudo e os reagentes estão no estado sólido sendo realizadas em alta temperatura, ou por via úmida, é em solução que se dão as interações entre as substâncias em estudo e os reagentes.
O objetivo desta prática é realizar e observar os testes de identificação de cátions e ânions propostos e, assim escrever as equações químicas dos fenômenos observados.
2 – MATERIAIS E REAGENTES
2.1 Materiais
Os materiais que serão utilizados nesta prática são:
Tubo de ensaio
Pipeta Graduada
Vidro relógio
Béquer
Estante para tubo de ensaio
Prendedor
Haste
Bico de Bunsen
2.2 Reagentes
2.2.1 Cátions
a) Reagente: solução de HCl 0,2M
Amostras: soluções