Teste de identificação de cátions e ânions em amostra desconhecida
Curso: Licenciatura Química
Semestre: 5° Período: Noturno
Sorocaba, SP
30 de Maio de 2012.
AMOSTRA: 09.
RESULTADOS POSITIVOS:
A amostra foi submetida aos testes descritos abaixo em duplicata e confirmada presença de:
• Cloreto (Cl-): foi identificado através do teste com ácido sulfúrico concentrado. No teste, inicialmente identificamos a alteração do papel tornassol azul para vermelho. Em seguida, realizamos o procedimento com íons de Ag+, e houve a formação de um precipitado da solução onde com a adição de algumas gostas de hidróxido de amônio 0,5 mol L-1 teve a dissolução e posteriormente com a acidulação com ácido nítrico 6 mol L-1 houve a formação novamente do precipitado.
• Sulfato (SO42-): foi identificado através do teste da ração com íons bário, Ba2+, no qual identificamos a formação de um precipitado branco.
• Carbonato (CO32-): através do teste com HCl diluído, observamos a efervescência, identificando o CO32-. Realizamos o teste com os íons de cálcio, estrôncio e bário e confirmamos a presença do sulfato e do carbonato, pois houve precipitação de todos, porém, o cálcio não ficou “limpo” após a adição do ácido.
• Acetato (CH3COO-): através do teste com ácido sulfúrico concentrado, após aquecimento, sentimos o odor de vinagre no vapor desprendido. Para confirmação, realizamos o teste com íons de ferro III, onde identificamos a formação de um precipitado marrom-avermelhado após aquecimento.
Reações envolvidas:
Identificação do Cloreto (Cl-):
Com ácido sulfúrico concentrado:
NaCl (s) + H2SO4 HCl (g) + NaHSO4 (s)
Com íons de prata:
Ag+ + Cl- AgCl (s)
AgCl (s) + 2 NH3 Ag(NH3)2+ + Cl-
Ag(NH3)2+ + Cl- + H+ AgCl (s) + 2 NH4+
Identificação do Sulfato (SO42-):
Com íons de bário: