identificação de cátions e ânions
TAMNA MEIPING COSTA KWOK
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE QUÍMICA INORGÂNICA
Identificação de cátions e ânions
Belo Horizonte
2014
1 INTRODUÇÃO
A análise de identificação de íons de uma solução inicia-se por ensaios preliminares. Essa identificação é feita com a adição de um reagente específico que promoverá alterações físicas na solução, sendo elas: a formação de precipitado, o desprendimento de gás, a mudança de coloração ou aquecimento do sistema. A maioria das reações é realizada por via úmida; porém, há procedimentos realizados por via seca.
Os íons são divididos em cátions e ânions. Para a determinação destes, deve-se conhecer a sua classificação. Os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes, ou seja, cátions com características similares são enquadrados em um mesmo grupo. Dentre os cinco grupos, três deles foram essenciais para a realização do experimento:
Grupo 1 – Os cátions deste grupo formam precipitado com o ácido clorídrico diluído. Como: Chumbo (Pb²+) e Mercúrio (Hg²+).
Grupo 2 – Os cátions deste grupo, não reagem com o ácido clorídrico, porém formam um precipitado com o ácido sulfúrico. Como: Cobre (Cu²+).
Grupo 3 – Os cátions deste grupo não reagem nem com o ácido clorídrico, nem com o ácido sulfúrico em meio ácido mineral diluído. Como: Cobalto II (Co²+), Ferro III (Fe³+).
Os ânions não são classificados em grupos, portanto, na prática, a amostra é submetida a “teste prévios”, com a finalidade de eliminar alguns ânions, com base na sua cor, na sua solubilidade em água, no valor do pH do meio e em reações com certos compostos seletivos, como o AgNO3 e o BaCl2. Para isto, deve-se trabalhar em condições adequadas para não haver interferências.
2 OBJETIVOS
Identificar cátions e ânions, em solução, através de reagentes químicos.
3 MATERIAIS
1. Tubo de ensaio;
2. Conta-gotas;
3. Pisseta;
4.