Trabalho Final Case Editora Abril
Editora Abril - Grupo de Revistas Casa e Família
Um case de sucesso baseado na adoção de novas estratégias e práticas de vendas, com forte apoio promocional.
Mogi das Cruzes
Setembro/2014
Universidade Braz Cubas
Aluna: Bianca dos Santos Queiroz
RGM: 272.263
Estudo de caso apresentado ao curso de Pós-Graduação em Gestão de marketing da Universidade Braz Cubas como parte dos requisitos para a conclusão da disciplina de Gerenciamento do composto de marketing.
Mogi das Cruzes
Setembro/2014
Resumo
Este estudo de caso focaliza o desempenho do Grupo Casa e Família, que inclui as revistas Casa Cláudia, Arquitetura & Construção, Bons Fluidos e Saúde (publicações do Grupo Abril), até o ano de 2000.
O Grupo Casa e Família apresentou no final da década de 90 um crescimento em torno de 75% e era visto como o grupo de maior crescimento dentre todas as revistas do Grupo Abril.
O case também discute os procedimentos adotados pelo Grupo Casa e Família para manter sua posição de liderança.
PALAVRAS-CHAVE: Abril, Grupo Casa e Família, revistas.
Introdução
Devido o sucesso de seu reposicionamento em 1997, a Unidade Operacional Casa e Família ganhou prestígio e credibilidade no Grupo Abril. Esse favoritismo foi explícito pelo diretor executivo do grupo, Ophir Toledo, que em 2000 declarou em uma entrevista que “No futuro todas as nossas revistas deverão ter a cara da Casa e Família”.
O grupo que inclui 4 revistas (Casa Claudia, Arquitetura & Construção, Bons Fluídos e Saúde) concluiu um trabalho de reestruturação iniciado três anos antes, com resultados considerados excelentes. Partindo de um faturamento publicitário inferior a 13 milhões de reais, em 1996, o Grupo trabalhava, na data em que o caso foi escrito, com uma previsão de faturar mais de 23 milhões de reais, em 2000, um crescimento acumulado em 75% no período de quatro anos.
Em 1999, o Grupo Casa e Família havia obtido o maior crescimento de vendas